26 abril 2008

JEAN MICHEL JARRE - CONCERTO DO 30º ANIVERSÁRIO DE OXYGENE



Ontem, Dia da Liberdade, pelas 21.30 H (no Coliseu dos Recreios), aconteceu pela primeira vez em portugal o tão esperado concerto do mago das teclas, JEAN MICHEL JARRE.


Com cerca de 15m de atraso da hora prevista, Jean Michel Jarre entra pelo corredor do Coliseu até ao palco, agradecendo a todos aqueles que ali se encontravam (poucos lugares restavam para estar casa a abarrotar).


Muito virado para as questões ambientais, tentou em poucos minutos explicar o que tinha significado (hà 30 anos) o OXYGENE, e também tentar explicar o historial de todas as máquinas que se encontravam no palco(iluminadas em fundo azul), a dar um ar de grande imponência como era de esperar daquele que foi o pioneiro da musica electrónica.

Quanto ao concerto em si, foi um concerto intimista, luzes e projecções de imagens (onde não faltou a alusão à capa do disco, uma caveira a sair de dentro da Terra), surgiu também um painel triângular espelhado, para o público visionar as nuances e mudanças de direcção sonoras de todas as composições, tocadas por ele e mais três musicos, um dos quais o acompanha desde há 30 anos (Francis Rimbert).

No final do concerto, todos os presentes aclamaram por um encore, Jean Michel Jarre(sempre com uma excelente simpatia) voltou três vezes ao palco, mas só à terceira é que tocaria, isto porque das primeiras duas vezes limitou-se a agradecer comovido os aplausos do público.

Para este show, era de esperar que não representasse na integra, os concertos a que estamos habituados a visionar. O Mago não trazia na manga esse tal mega concerto (nem o local era o mais apropriado), no entanto, deixou no final uma réstia de esperança para um concerto ao ar livre, a ver vamos.......

Amanhã estará no Porto, seguindo depois para a vizinha Espanha, mais propriamente Salamanca.

Esta tournée (com aproximadamente 24 concertos), ficará completa com o concerto a 3 de Maio em Zurique.

Esperemos então pelo Megaconcerto.

Sem comentários: